Lista de alimentos com vitamina D e calcio

Como todos já devem saber, a Vitamina D e também o Cálcio são nutrientes que agem diretamente nos tecidos ósseos de crianças e adultos. São eles os responsáveis pela formação e também boa manutenção de todos os ossos e cartilagens do corpo humano.

E por este motivo todos nós devemos ingerir a dose diária recomendada dessas substâncias, garantindo assim uma boa manutenção dos ossos e cartilagens do nosso corpo.

Um dos alimentos com maior teor de cálcio atualmente são os laticínios. Ou seja, bebendo ou comendo este tipo de produto você consegue as maiores quantias de cálcio para o seu organismo. O único problema é que os laticínios geralmente são alimentos extremamente gordurosos, como os queijos, manteigas e derivados. Você também pode encontrar uma quantidade de cálcio em alimentos como gergelim, feijão, brócolis e alguns outros. A lista de alimentos que contém cálcio é enorme.

Agora sobre a vitamina D. Ela tem como principal função fazer a absolvição do cálcio, que como já falamos é algo muito importante por garantir o correto desenvolvimento e proteção dos ossos. Além disso a vitamina D também atua de forma positiva no coração e em outros locais do corpo.

Uma das formas mais práticas de se conseguir Vitamina D é ficar ao sol por pelo menos 15 minutos todos os dias. Somente seu corpo recebendo luz do sol é que a vitamina vai fazer o seu trabalho, que é o de absorver o cálcio.

Mas também existem alimentos com vitamina D, como é o caso do óleo de fígado de bacalhau, mas é sempre bom utilizar o sol como fonte de vitamina D, pois é o procedimento mais saudável e convenhamos muito mais prático e fácil. Fazendo este tipo de procedimento você pode facilmente evitar muito a osteoporose.

Para evitar problemas com os ossos, é importante também tomar alguns cuidados, como não tomar muito refrigerante por exemplo, pois eles contém substâncias que acabam corroendo os tecidos ósseos, exatamente como a osteoporose age. Portanto, tente tomar o mínimo de refrigerante possível.

 

alimentos com calcio e vitamina d